Enfim, chegou 2014! Boas novas para o ano!?


Não, não é só o ano da Copa. Em outubro, poderemos exercer o direito de escolher o Presidente do Brasil, seus governadores, deputados estaduais, federais e senadores. Muito (para o bem ou para o mal) pode acontecer como resultado desses eventos.
Nós da ADEVA, como todos os brasileiros, aguardamos que a Copa 2014 seja um sucesso. E que as eleições sejam um momento de reflexão e de manifestação democrática em favor da diversidade.
Aguardamos, conforme estabelece a Lei, que haja maior oferta de programas televisivos com audiodescrição, sem lobby da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) para se eximir de sua responsabilidade social.
Aguardamos que o Projeto de Lei 1694/99, já aprovado pela Câmara e pelo Senado, seja finalmente sancionado pela Presidente Dilma Rousseff. Seu texto dispõe sobre a obrigatoriedade dos restaurantes, bares e lanchonetes de todo o País disponibilizarem pelo menos um cardápio em braille para pessoas com deficiência visual.
Aguardamos que as Secretarias de Educação, assim como fez a do estado de São Paulo, ofereçam aos docentes cursos de especialização em educação especial e inclusiva, condição necessária para que a inclusão se efetive satisfatoriamente e as salas de recursos permaneçam dando o suporte indispensável aos alunos com deficiência.    
Esperamos que as cidades se tornem “para todos”, ou seja, com calçadas, transporte e equipamentos públicos acessíveis, semáforos sonoros, e bibliotecas com muitos e diversos livros em formatos acessíveis.
Esperamos que os agentes públicos façam valer os nossos direitos básicos garantidos na Constituição e nas Convenções Internacionais ratificadas pelo Brasil.
Por sua vez, a ADEVA continuará abrindo portas para a cidadania, por meio do nosso projeto “Acesso para Todos”, de construção de websites acessíveis; dos nossos cursos de orientação e mobilidade, braille e  de complementação escolar (alfabetização, telecurso fundamental e médio); da nossa gráfica braille; dos nossos eventos de cultura e lazer; e do nosso programa de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Sim, como nos anos passados, não ficaremos de braços cruzados. Trabalharemos com entusiasmo para fazer o que já fazemos e ainda mais.
Participe! Venha conosco! O trabalho é intenso, mas os resultados são sempre gratificantes.
Sidney Tobias de Souza, diretor-secretário da ADEVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário