Aventura e Mata Atlântica de montão em Juquitiba


Município paulista oferece esportes radicais e passeios ecológicos a 70 km da capital
Por Sidney Tobias de Souza
sidney@adeva.org.br
Fundado em 1964 e localizado a 70 quilômetros ao sul da capital paulista, Juquitiba possui a maior área preservada de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo e, por isso, se destaca pela sua vocação para o ecoturismo e o turismo de aventura.
Juquitiba é um termo de origem tupi que significa "terra de muitas águas". A cidade faz jus ao nome, pois há em suas terras uma grande quantidade de nascentes, e, devido à sua localização serrana, é  bem chuvosa. Além disso, Juquitiba é o lugar ideal para a prática de esportes como rafting, arvorismo, tirolesa, trekking, mountain bike, "duck" (caiaque inflável) e até pescaria.
Bem, iniciei meu passeio fazendo um trekking de nível médio. Para quem é adepto das trilhas, as opções são várias. Tanto no Parque Estadual da Serra do Mar, quanto no Parque Estadual de Jurupará. Durante a caminhada em meio à Mata Atlântica, é possível observar palmeiras, jacarandás, samambaias, bromélias, manacás, entre outras espécies da flora local. Às vezes, encontrávamos algum pequeno afluente dos rios São Lourenço e Juquiá. Os guias locais disseram que na mata poderíamos encontrar também antas, bugios, jaguatiricas, onças-pintadas, patos selvagens, capivaras, cotias e urus. Mas só encontramos sapos, passarinhos e borboletas.
Depois, fomos conhecer as cachoeiras do Rio dos Carmos. A apenas cinco quilômetros do centro, é um lugar muito agradável com uma bela sequência de quedas d'água, formando piscinas naturais com lagos rodeados de vegetação preservada. Para quem curte quedas d’água para um banho ou para tirar belas fotos, há também as cachoeiras do Monjolo e a do bairro das Palmeiras. Em seguida pegamos a estrada turística Cachoeira do França até a represa de mesmo nome, de água limpa e pesca farta.
Chegamos no momento do desembarque de uma turma que havia feito o rafting diurno no Rio Juquiá. Sim, diurno, porque em Juquitiba eles fazem também rafting noturno. Imagine descer o rio à luz do luar? Deve ser muita adrenalina. Disseram que o desembarque termina com um luau à margem do rio. Romântico, né?
Outras opções de lazer na cidade são os sítios para a prática de arvorismo e tirolesa, os passeios a cavalo e os campings.Existem também na cidade muitos pesqueiros. Num deles, provei (e aprovei) uma saborosa tilápia ao molho de maracujá acompanhada de pupunha, tudo bem típico da região.
No mês de outubro, acontece ainda a tradicional Festa do Peão de Juquitiba, com apresentações, shows de cantores sertanejos e muita diversão. Enfim, seja para os fãs da cultura sertaneja, seja para os aficionados em aventura e natureza, recomendo fortemente uma visita a esse simpático município e polo turístico de São Paulo.
Como chegar
De carro: pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116). O portal da cidade localiza-se no km 326 da rodovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário