Itu - Um nome pequeno para uma cidade com mania de grandeza

Esta é a Estância Turística de Itu, que fica a 90 km de São Paulo. Lá cresceu o Movimento Republicano, que resultou, em 1873, na realização da primeira convenção republicana do país. Por isso mesmo, a cidade é chamada de Berço da República. Esses grandes acontecimentos históricos contribuíram para a auto-estima ituana, adotando a distinção como sua marca identificadora.

Como faz todo visitante, na praça da Matriz, tirei uma foto junto ao orelhão de Itu, um dos seus ícones mais famosos, com nada mais nada menos que sete metros de altura. Não é à toa que ela sustenta a fama de ser a cidade onde tudo é grande.

Com a ajuda do mapa distribuído no quiosque de informações turísticas que fica nessa praça, fui conhecer alguns monumentos históricos localizados no centro.

O Museu Republicano Convenção de Itu, na rua Barão do Itaim, 67, instalado no prédio onde, em 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu. Possui valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória da cidade.

O Espaço Cultural Almeida Júnior, na esquina da rua Paula Souza com o Becão rua 15 de novembro, batizado em homenagem a esse famoso pintor ituano. É um majestoso sobrado construído pelo Barão de Itu, Bento Paes de Barros, para residência da família e que, desde 1989, abriga exposições de artes e diversas atividades culturais durante todo o ano.

Do outro lado da rua, visitei o Museu da Energia, outro importante marco da arquitetura urbana de Itu. Com sua elegante fachada ornada de azulejos portugueses, foi sede da Companhia Ituana da Força e Luz, Light and Power.

Caminhando um pouco mais à frente, na esquina da Paula Souza com a praça Dom Pedro I, conheci a Fábrica São Luiz, primeira fábrica de tecidos movida a vapor do estado de São Paulo.

Ainda na praça da Matriz, conheci a Casa Imperial, hospedagem da princesa Isabel e um dos marcos significativos das antigas residências de Itu.

Saindo do centro, 1.400 metros precisamente, fui ao Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico, construído numa área de 44.346 m² de uma antiga pedreira. Varvito é o nome dado pelos geólogos a um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de camadas. O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul.

Outra beleza natural da cidade que eu não poderia deixar de conhecer é a Estrada Parque, que liga Itu a Cabreúva. Inaugurada em 1922, à margem esquerda do Tietê, em seu percurso, pode-se contemplar a arquitetura das sedes das fazendas de café, as edificações simples, a paisagem e as matas de característica Atlântica latifoliada.

Dei uma paradinha na Fazenda do Chocolate e provei e aprovei um delicioso bolo de nozes com café, que, aliás, é moído ali, na hora. Além das compras de produtos rurais, pode-se fazer um passeio a cavalo. Há ainda três campings, lanchonetes, muradas, bancos e mesas, mirantes com belíssima vista em pontos estratégicos como na gruta da Glória.

Sem dúvida, em Itu, você também pode passar um dia agradável, em boa companhia.

Acessibilidade

Infelizmente, a acessibilidade em Itu continua como nos tempos do Império. Não há intérpretes de libras, banheiros acessíveis para cadeirantes e tampouco folhetos de informações turísticas em braille.

O site da cidade é acessível:
http://www.prefeituraitu.com.br

Como chegar

De carro – Rodovia Castelo Branco

De ônibus – Estação rodoviária da Barra Funda

Nenhum comentário:

Postar um comentário