Embu

Tradição, arte e cultura. Onde? Bem pertinho, a apenas 27 km da capital paulista, na estância turística de Embu.

Fundada em 18 de julho de 1554, Embu é considerada uns dos berços da arte nacional. Não é sem razão, pois, desde 1920, pintores, escultores, forjadores, entalhadores e ourives têm escolhido esta cidade da Grande São Paulo para residir e/ou montar ali seus ateliês.

Deu no que deu. Hoje ela é conhecida como Embu das Artes, terra da dança, da música, da poesia e do teatro. Essas manifestações podem ser vistas e apreciadas no centro cultural, localizado no centro da cidade.

Aliás, antes mesmo de chegar no centro, na av. Elias Yazbek, há cerca de 60 lojas especializadas em móveis rústicos, em madeira maciça, para mobiliar do dormitório ao jardim, tudo feito com muita beleza e refinamento. Há também diversas galerias de artes.

Mas talvez o que mais atraia os milhares de turistas que visitam Embu nos fins de semana seja a feira de artes e artesanato que, desde 1969, é realizada no centro histórico. O trânsito das ruas N. Sra. do Rosário, Joaquim Santana e da Igreja dos Jesuítas dá lugar a milhares de artistas e artesãos com suas barraquinhas.

A feira

Tem bijuterias, vestuários, porcelanas, instrumentos musicais, cestarias, rendados, utilitários e decorativos. Tem de tudo, até estofados, onde confortavelmente descansei um pouquinho depois de muito andar.

É possível também observar artistas construindo suas obras ali mesmo na feira. E os preços... bem, têm para todos os bolsos. Há peças de R$ 0,50 a R$ 25.000,00.

Entre uma barraca e outra, é possível entrar em um dos muitos antiquários e se encantar com peças de grande valor histórico e artístico. Pode também dar uma paradinha num dos barzinhos com música ao vivo no meio da feira e curtir MPB, música andina ou uma banda cover. Há também barracas de doces e outras delícias. Eu provei e aprovei o gengibre cristalizado, mas, cuidado, pois arde mais que a bala Halls extra forte.

Enfim o lugar é ótimo. Portanto, programe-se e passe um dia agradável, em boa companhia.

Acessibilidade

Infelizmente, a acessibilidade é do tempo dos jesuítas, fundadores da cidade. Não há guias, intérpretes de Libras, banheiros acessíveis para cadeirantes e tampouco folhetos de informações turísticas em braille. Nem mesmo o site da cidade é acessível (www.embu.sp.gov.br).

Como chegar

De carro – pela rodovia BR116, entre no km 279.

De ônibus – ônibus Engenho Velho, nas estações Clínicas, Anhangabaú e Barra Funda do metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário