CULTURA: patrimônio do povo

A cultura é um patrimônio que devemos valorizar e proteger, pois o que caracteriza um povo é todo o seu legado de conhecimentos.

Por mais que ignoremos este fato, cada um de nós é construtor da cultura nacional e não apenas um simples espectador. Afinal, uma das muitas de suas definições diz que a cultura são “normas de conduta, crenças, hábitos e valores de um povo, em um determinado local e em um determinado momento histórico”.

Portanto, com a nossa conduta, nossas crenças, nossos hábitos e valores estamos formando a cultura brasileira do nosso tempo.

A Constituição Federal, promulgada em 1988, ao tratar do tema Cultura, assegura, em seu art. 215 que “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

A Adeva, no decorrer de sua história, tem se pautado por ações em consonância com o exposto na Carta Magna, também em relação a essa matéria. Convicta de que não devemos esperar e nos contentar apenas com as ações governamentais, apóia e incentiva as manifestações culturais de seus alunos, colaboradores e associados.

Atualmente, mantém uma oficina de dança de salão, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, sob a orientação da profª Selma Silvestre, e um grupo de canto coral, que se reúne às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h30, sob a regência do maestro Júlio de Brito, no centro de treinamento da rua da Consolação, 1.289, 2º andar.

Abertas à participação de todos os interessados e gratuitas, essas atividades são uma oportunidade para quem quer fazer algo pela sua, pela nossa cultura.

Assim sendo, aqui fica nosso convite para que cada um dos nossos leitores participe – escrevendo, dançando, cantando, representando, criando – enriquecendo o nosso patrimônio cultural.

O povo brasileiro agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário