Aventura, passeios e muita natureza em Serra Negra

Estância hidromineral é uma ótima opção de destino para curtir no fim de semana

Por Sidney Tobias de Souza
sidney@adeva.org.br
Se a riqueza do futuro será a água, Serra Negra certamente será uma cidade rica.
Pois bem, fui conhecer essa cidade acolhedora, com clima de montanha, construída às margens dos caminhos que levavam os bandeirantes de São Paulo à região de minas de ouro e diamante do interior do País. Devido à cor da vegetação local, referiam-se à região como terra das montanhas negras, hoje apenas Serra Negra.
A cidade cresceu, mas preserva muito da sua área verde original. Porém, o que chamou a minha atenção é a quantidade de fontes de água pura e cristalina.
Visitamos o Parque Fonte Santo Agostinho, um bosque de vegetação nativa, onde encontramos as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia.
Após matarmos a sede, fomos dar uma volta no lago existente no bosque.
De repente, observamos um grupo de crianças descendo de um trenzinho e correndo para o parquinho. Era o trenzinho Tia Linda, que sai da Praça João Pessoa e faz um city tour pela cidade, passando pelo Parque Fonte São Luiz, Mercado Cultural além do Parque Fonte Santo Agostinho, entre outros.
Outra fonte bastante visitada é a fonte Nossa Senhora de Lourdes. Ela está situada no Parque e Represa Dr. Jovino Silveira, uma ampla área verde com quiosques para piqueniques e churrascos, viveiro de pássaros, pista de bocha, playground e lanchonete.
Outro lugar que atrai a criançada é o Lago dos Macaquinhos que, como o próprio nome indica, tem uma ilha com criação de macaquinhos no centro. No lugar tem também aluguel de cavalos, parquinho, área para piqueniques, pesqueiro, pedalinhos e até piscinas.
Aliás, para quem gosta de nadar, outra opção é o Conjunto Aquático Municipal, com uma piscina com mais de 1.000 metros cúbicos para os dias de calor.
Pena que fui num dia de frio. Lá tem também uma pista de patinação onde estava a maior concentração de pré-adolescentes que encontrei na cidade.
E como é típico de Serra Negra, há no local, em meio a uma área verde, uma fonte chamada Menino Jesus de Praga.
Antes do pôr do sol, subimos de teleférico os 1.080 metros até o alto do Pico do Fonseca, onde fica o Cristo Redentor da cidade, um monumento com 18 metros de altura, sendo 6 de pedestal e 12 de estátua. Lá de cima, a visão panorâmica propicia ótimas fotos. O teleférico em si já é uma aventura, passando sobre as copas das árvores e cruzando ruas bem no alto.
E já que estávamos na região central da cidade, fomos às compras. Encontramos uma grande variedade de malharias com seus produtos em lã e linha. Há também muita oferta de vestuário e acessórios em couro.
Encerramos nosso passeio num café na praça central, onde eu provei e aprovei um "choconhaque" para espantar o frio. Enfim, Serra Negra é um bom lugar para passar o fim de semana.
Como chegar
De carro: pela Rodovia Anhanguera até o km 62 (depois de Jundiaí), no trevo de Itu-Itatiba, seguindo à direita até Itatiba, Morungaba, Amparo e Serra Negra (152 km) ou pela Rodovia Fernão Dias via Mairiporã, Atibaia, Bragança Paulista, Socorro, Lindóia e Serra Negra (175 km).

Nenhum comentário:

Postar um comentário