Ouvindo os Astros

O que tem sobre as nossas cabeças?´´É muito mais do que cabelo, é um universo inteiro repleto de luas, planetas, sóis, estrelas e constelações, é magnífico! E saber sobre os seus ciclos, suas posições, o desenho que formam no céu, a distância que estão, é extraordinário!

Foi com este objetivo que fui no dia 28 de maio ao planetário do Ibirapuera fazer um Reconhecimento do céu de São Paulo Com o chefe da escola municipal de astrofísica Marcos Rogerio Calil. Eu só não, havia mais umas 150 pessoas comigo. Crianças e adultos, alguns jovens, outros nem tanto, mas todos curiosos e interessados em aprender um pouquinho que fosse sobre astronomia.

Que maravilha foi para mim e para cerca de 80 deficientes visuais que ali estavam assistindo a Primeira exibição com audiodescrição no Planetário Prof. Aristóteles Orsini.

Narração ao vivo e pormenorizada. De nossas cadeiras inclinadas, acompanhamos no céu projetado em uma cúpula sobre nós, toda a movimentação dos astros, desde o anoitecer até o raiar do dia. Partimos da Terra e fomos conhecer os vizinhos rochosos Mercúrio, Vênus e Marte. Depois os gasosos Júpiter, Netuno, Urano e Saturno com suas luas e seus anéis. Passamos também pelos plutóides e seguimos em frente pelas constelações de Órion, Escorpião, Cruzeiro do Sul, Leão e Cão Maior. Só não encontramos uma constelação do gato. Nenhuma surpresa, afinal astro não mia. Esta doeu né?

Enfim, fiquei feliz em ver a satisfação dos presentes e dos envolvidos no evento. "Que louco!" disse um garoto cego quando a apresentação terminou. Pra quem nunca viu o céu, descobrí-lo assim de uma só vez foi louco mesmo. E o mais legal foi ouví-los na saída do parque participando dos comentários com seus acompanhantes, relembrando o aprendido e discutindo sobre o incrível e absolutamente exato movimento dos corpos celestes.

É pessoal, essa tal de audiodescrição é boa mesmo! Então, vamos promovê-la em mais eventos? Contem comigo. Aliás, contem conosco pois eu não estou sozinho nesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário